23.5.12

Marc Ferrez


Negra da Bahia, 1885, foto de Marc Ferrez

"Foi um fotógrafo franco-brasileiro. Retratou cenas dos períodos do  Império e início da República, entre 1865 e 1918, sendo que seu trabalho é um dos mais importantes legados visuais daquelas épocas.
Suas obras retratam o cotidiano brasileiro na segunda metade do século XIX, principalmente da cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Há fotos da ilha das Cobras, da floresta da Tijuca, da praia de Botafogo, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre outras.
Juntamente com o fotógrafo alagoano Augusto Malta registrou imagens das transformações decorrentes da reurbanização empreendida pelo prefeito do Rio, Francisco Pereira Passos, no início do século XX."

Veja mais:  IMS - Marc Ferrez


Marc Ferrez aos 33 anos de idade, c.1876, Rio de Janeiro - RJ


2 comentários:

  1. Olá, Cássia, tudo bem?

    Bem, só passei para contar que a mulher na foto do Marc Ferrez tinha nome e passado, antes ser uma "Negra da Bahia". Ela era a Princesa Aqualtune, princesa no Congo, e descente direta do rei do Congo. E liderou uma força de dez mil homens na Batalha de Mbwila, entre o Reino do Congo e Portugal, onde acabou capturada após a derrota congolesa.

    Ferrez não sabia disso, ou não se importava, parece, com o passado e a história de quem retratava...

    Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      C.(?)Vieira
      Obrigada pela informação, postei no Facebook também. Adorei seu Blog também vou divulga-lo!

      Excluir