29.5.12

Conservação de Fotografias - Palestra






Dia:31 de maio de 2012 – 09h00min às 17h00min

"A pesquisa em restauração de fotografias: estudo de caso. O álbum fotográfico Cidades e Ruínas Americanas de Desiré Charnay

A pesquisa histórica no campo da restauração e conservação de fotografias é fundamental para definir critérios de interveção. Tendo como objeto de estudo o álbum fotográfico Cidades e Ruínas Americanas de Desiré Charnay, pertencente a Mapoteca Manuel Orozco y Berra, se apresentará a metodologia de trabalho e exemplos de algumas decisões tomadas a partir do estudo da história deste exemplar e da sua comparação com outros álbuns, localizados em diferentes instituições. O projeto foi realizado como parte da Especialização em Conservação e Restauração de Fotografias, Programa Internacional, da Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia "Manuel del Castillo Negrete" (ENCRyM) na Cidade do México.

Palestrantes:

Juliana Bittencourt é formada em Fotografia pelo Senac São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Administração Regional no Estado de São Paulo) em 2008. Especialista em Conservação e Restauração de Fotografias pela Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia "Manuel del Castillo Negrete" (http://www.encrym.edu.mx/), na Cidade do México. Atualmente é membro do ateliê de conservação de bens culturais ACTO. É integrante do programa educativo do SOMA (http://somamexico.org/), espaço dedicado a arte contemporânea localizado na Cidade do México.

Patricia Carrillo é formada em Artes Visuais pela Academia de San Carlos, da Universidade Autônoma do México. Especialista em Fotografia Profissional pela Universidade do Claustro de Sor Juana e em Conservação e Restauração de Fotografias pela Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia "Manuel del Castillo Negrete" (http://www.encrym.edu.mx/), na Cidade do México. Atualmente é membro do ateliê de conservação de bens culturais ACTO.
 

Estratégias de conservação preventiva de acervos fotográficos: digitalização e congelamento


A palestra abordará referências e metodologias de projetos de conservação fotográfica de suportes com maiores exigências de controle ambiental, como papéis fotográficos coloridos e filmes, baseadas na digitalização para acesso e preservação da informação e no congelamento, em equipamentos compactos ou ambientes estanques, para estabilização dos suportes fotográficos e seus processos de deterioração.

Palestrantes

Leandro Melo é conservador-restaurador de fotografias e professor. Atua na elaboração e gestão de projetos de conservação de acervos documentais e na capacitação de equipes para esses projetos. Desenvolve trabalhos de restauração fotográfica e é professor do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac e do curso de Preservação de Documentos Gráficos do SENAI - SP.

Giselle Rocha é jornalista, mestre em Artes na linha de pesquisa Criação, crítica e preservação da imagem, pela UFMG. Atua em projetos de conservação de acervos documentaise na capacitação de equipes, e trabalha no Arquivo da Fundação Bienal de São Paulo. É pesquisadora do NEIIM - Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Imagem e Memória - que compõe o LEER-USP.

Inscrições gratuitas: acadmp@usp.br
Local: Auditório
Museu Paulista da USP
Parque da Independência s/n – Ipiranga
Informações: 11 2065-8075