3.7.12

Curso: "Conservação preventiva de coleções de fotografias"

"É do nosso conhecimento que os objetos sofrem danos, às vezes irreversíveis, conforme sua vida se prolonga. Por isso é importante o estudo e o entendimento de sua base e suas vulnerabilidades, para que assim possamos evitar que o nosso patrimônio se perca. Para tanto precisamos seguir algumas regras básicas de conservação preventiva.Nessa oficina, o foco será a fotografia. Serão abordados a história social e tecnológica da fotografia e os princípios básicos de pesquisa, catalogação e conservação – manuseio, acondicionamento e guarda.
A oficina prevê uma discussão sobre a catalogação e a conservação da fotografia, do ideal ao tangível, e formas de preservar uma coleção dentro das necessidades e possibilidades de cada instituição. Também vamos ter atividades práticas e discussões sobre os temas abordados."



Marília Fernandes é Mestre em Artes com ênfase em Gerenciamento Museológico de Coleções e Preservação de Fotografias, pela George Eastman House Museu Internacional de Fotografia e Filme, EUA. Trabalhou em diversas coleções de fotografias, em instituições nacionais e internacionais como o International Center for Photography – ICP – em Nova York, e o Centro de Estudos Mira Goddard na Universidade Ryerson em Toronto. Atuou como Assistente de Museologia e Conservadora do CEMIS – Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo entre 2009 e 2011. Atualmente é Coordenadora de Documentação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, projeto integrante do Museu do Futebol e professora no curso de Bacharelado em Fotografia do SENAC-SP.

Sala das Idéias
Quando: de 10 a 31 de julho, às terças-feiras
Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 8 horas)
Valor: R$ 330,00 (à vista em cheque ou dinheiro; ou em até 3 vezes iguais em cheque)
Inscrições: até 06 de julho
Número de alunos: mínimo de 8 e máximo de 15
Público-alvo: fotógrafos, historiadores, museólogos, documentalistas, estudantes e demais interessados.
Material necessário: o aluno deve trazer 5 fotografias (as mais antigas possíveis); 1 álbum de fotografias ou livro; régua; esquadro; estilete; lápis e pincel super macio e novo.
Informações: (11) 3672-9444 / saladeideias@ideiasmontagens.com.br