2.2.11

Exposição: "Thomaz Farkas: uma Antologia Pessoal"

"Salto Ornamental em Piscina no Estádio do Pacaembu" de 1945

O Instituto Moreira Salles de São Paulo, reúne cerca de cem imagens feitas a partir dos anos 1940, parte delas inéditas.

"Foi nessa década que o fotógrafo húngaro, naturalizado brasileiro, se associa ao Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) lugar de debate sobre os rumos da atividade fotográfica e começa suas primeiras séries autorais com viés mais formal e abstrato.

O trabalho de Farkas, em conjunto com outros fotógrafos atuantes do FCCB, entre eles, German Lorca e Geraldo de Barros, dá início à formação da fotografia moderna brasileira.
Nessa exposição, os visitantes poderão ver esses trabalhos, que revelam uma estética característica no campo da fotografia, com novos enquadramentos e pontos de vista inusitados, e imagens coloridas datadas de 1975 feitas durante uma expedição científica ao Amazonas e em uma incursão a Salvador.
Outro trabalho em destaque na exposição são as séries sobre o Rio de Janeiro, na qual o fotógrafo assume uma abordagem mais humanista e uma linguagem que se aproxima ao fotojornalismo."

Local: Instituto Moreira Salles - r. Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis

Visitação: Ter. a sex.: 13h às 19h. Sáb. e dom.: 13h às 18h.
Preço: Grátis
Até 4 de abril.