14.1.11
Apresentação do curso
Fazer “história pública” significa difundir o conhecimento histórico para amplas audiências, acreditando-se que a história não é aprendida apenas em sala de aula – mas de diversas formas e em muitos momentos. Através de um sem-número de recursos, o profissional da área pode levar história e memória ao público atuando em arquivos, centros de memória, museus, televisões, rádios, editoras, jornais, revistas, organizações governamentais e não-governamentais, consultoria, entre outros espaços.
Trabalhar dessa maneira – para e com o público – exige uma série de habilidades, métodos e especializações capazes de garantir que a preservação, a interpretação e a difusão do conhecimento histórico sejam feitos de maneira responsável e integrada. O Curso de Introdução à História Pública, em uma semana de atividades, oferece pistas de como fazer isso, por meio de um conjunto de atividades coordenadas por profissionais renomados de dentro e de fora da academia.
A face acadêmica da história pública, a face pública da academia
Existem dezenas de programas de pós-graduação em história pública abertos nos Estados Unidos e tantos outros na Europa e na América Latina, com suas mais diversas especificidades. No Brasil, tanto a expressão "história pública" como sua prática são novidades bem-vindas em um contexto que quer ampliar os diálogos da universidade com a sociedade. Mais do que "difundir" e "divulgar", a história pública trabalha a partir de demandas e gerando demandas, tendo como sua matéria-prima a memória e a história.
O Curso de Introdução à História Pública, que se realizará no mês de fevereiro de 2011, é a primeira iniciativa desse teor no âmbito da Universidade de São Paulo e certamente uma das primeiras do país. Pretende, assim, criar um fórum de exposição e debate de ideias, práticas, metodologias e procedimentos, fomentando o intercâmbio intelectual criativo entre os praticantes.
Alguns setores de aplicação e campos correlatos ao da história pública
Arquivística
Estudos de manuscritos
Preservação histórica
Políticas públicas
Organizações não-governamentais
História oral e memória
Mercado editorial
Conservação e restauração
Cultura material
Consultoria institucional
Memória empresarial
Audiovisual: Rádio, TV, vídeo, cinema
Internet e recursos digitais
Museologia
Mais informações