20.9.10

Câmera Lambe-Lambe



Câmera que pertenceu ao fotógrafo Minaier e doada ao Museu José Luis Pasin hoje desativado - Fotografia de Cássia Xavier, 2007 - Aparecida SP


Pouco conhecida, trata-se de uma câmera grande formato, que fotografa em negativo 4x5 (tendo pequenas variações), porém é a unica semelhança com os outros modelos.
"É um pequeno caixote, externamente revestidas com couro cru, madeira ou metal. Dentro estão os recipientes para revelar e fixar a imagem. É um mini-laboratório, só não tem ampliação. O negativo tinha de sair de acordo com o tamanho da fotografia. Há ainda o pano preto, para cobrir a cabeça na hora de bater e revelar as fotografias. Sua função é proteger as fotografias de qualquer tipo de claridade.Tudo é manual, a fotografia é feita à luz natural."


4 comentários:

  1. Olá Cássia...estou escrevendo nos comentários porque não achei seu e-mail para contato. Gostaria de uma ajuda sua.
    Tenho feito alguns trabalhos de goma bicromatada e temperaprint e utilizo como suporte o papel duplex comum, que vende em qualquer papelaria. Utilizo ele porque foi o quedeu o resultado mais satisfatório para o que eu queria.
    Mas este papel com certeza não é acid-free e a emulsão, por contar com colóides, está muito propensa a criar fungos.
    Gostaria de saber se existe algum tipo de acabamento (verniz, talvez) ou algum tipo de banho (desacidificação) que permita prolongar a vida útil desses meus trabalhos, tanto pelo papel quanto pela emulsão.
    Agradeceria muito sua resposta
    Obrigado
    rafaelfrota@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por participar do Blog.
    Segue meu e-mail para trocas de informações, após tirarmos as duvidas vou publica-las no Blog.

    cassiaxavier_foto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. A velha máquina lambe-lambe do retratista Antonio Minaier que foi doada ao Museu José Luis Pasin em Aparecida no ano de 2008. O museu foi desativado em 2010 e o paradeiro da máquina é um mistério...

    ResponderExcluir
  4. Muito triste a noticia, desapareceu como muitas!!!!

    ResponderExcluir