27.10.09

Preservação e Conservação

Preservação e a Conservação é um procedimento novo no Brasil, tudo encontra-se em estudo, questões que já foram descobertas estão em constantes variações e sempre abertas para novas possibilidades.
O que faz da profissão de conservadora uma área em ascensão é que, a cada novo saber, aprendo a ter respeito por cada coleção que tive contato. Cada uma delas me ensinou um pouco da técnica, e sua história me fez perceber a real importância dos bens culturais, aprendendo que a vida dessas coleções é importante e que intervir nelas, é um processo muito delicado que precisa de total dedicação, paciência e cuidados excessivos.
O conservador deve, antes de mais nada, atender a necessidade da coleção, sem colocá-la em risco, visando preservar o que aquela fotografia carrega consigo. Buscando sempre vestígios no passado e analisando sua atual situação dentro de uma instituição. Aqui deixo um registro das possibilidades passadas e futuras de documentos históricos que, silenciosamente lutam para sobreviver e contar parte de sua história que deve ser respeitada.
autoria Cássia Xavier