13.8.15

Caixa de sapato, o primeiro arquivo!

Engana-se quem pensa que arquivos e conservação de fotografia estão distantes da nossa realidade, escondidos e arquivados em Museus e Instituições. Muito difícil não encontrar nas casas de família, álbuns fotográficos antigos ou a conhecida de todos "caixa de sapato".


Foto pertencente a Colecionadora, Ana Caldatto  

O primeiro arquivo sem dúvida está em nossas casas - a nossa tentativa de manter a história da família com certeza nasce com a fotografia. As caixas que não são adequadas nos termos da Conservação vão sobrevivendo ano após ano com  suas fotografias soltas ou em pequenos álbuns que os laboratórios fotográficos oferecem. 
Nas caixas encontramos muitas semelhanças entre as famílias, que julgavam ser importante fotografar aniversários, passeios, datas festivas e o crescimento dos filhos. As diferenças estão na hora das famílias decidirem quais fotografias guardar ou não, há também as fotografias mais elaboradas tiradas em estúdios ou as mais simples feitas por fotógrafos Lambe-lambe. As mal enquadradas, desfocadas que tirávamos com a única câmera da família ou por sorte de algum amigo que a tinha.


Acervo particular Familia Xavier - Fotografia de Cássia Xavier

Através da narrativa da imagem fotográfica há dentro de cada caixa de sapato histórias das mais diversas, gerações misturadas e arquivadas como um relicário. 
O mais interessante é o evento que acontece quando a caixa é aberta e membros da família começam a relatar suas memórias despertadas pela imagem que tem em mãos. Muitas histórias repetidas mas que todos gostam de ouvir e relembrar, uma viagem ao passado e à seletiva lembrança de cada um.