21.7.11

Fotógrafo Lambe-Lambe José Bernardi

"Nascido em 1921 em Ipê - RS, filho de Fioravante Alexandre Farinea Bernardi e Maria Augusta De Villa Favaron. Era neto do italiano Bortolo Dall'Omo Bernardi que foi farmacêutico e fotógrafo, o pioneiro da nossa família. Foi assim que José acabou optando pela fotografia. Ele trabalhou em Antônio Prado, Ipê e região. Era conhecido pelo apelido de Bortolin por causa do avô dele (Bortolo). Ia a cavalo no interior fotografar casais e famílias levando a câmera desmontada no lombo do cavalo e o pano preto junto."



Conservação
"Ele lavava bastante os negativos e as fotos para não amarelarem. Ele achava que retirando os sais usados na revelação as fotos iriam durar mais. E realmente até hoje todas fotos e negativos que temos estão em perfeito estado de conservação. Fazia um recorte como envio em anexo da foto dele para poder identificar sua autoria."

Façanha curiosa: "Registrado no livro Antônio Prado e sua História pg. 117 de Fidélis Dalcin Barbosa. José Bernardi praticou uma bela façanha em favor de um casal de noivos. Acontece que a noiva era excessivamente alta. O fotógrafo não hesitou: abriu uma cova no seu quintal e colocou a noiva de pé, numa profundidade suficiente para igualar com a altura do noivo."

Frase do fotógrafo: "Eu queria poder viver mais 50 anos, não somente para viver, mas para poder ver a evolução da fotografia' - José Bernardi *1921 +1973"

O depoimento abaixo é da neta do fotógrafo Manuela Ciconetto Bernardi (contato: fotobernardi@gmail.com)
Fotógrafa faz parte da quinta geração de fotógrafos, seu pai Bento Bernardi também fotografou com a câmera Lambe-Lambe.
Câmera que foi utilizada no filme "Quadrilho" (1995), filmado na cidade natal de Manuela, Antonio Prado no Rio Grande do Sul. Onde sua família tem 70 anos de tradição com loja, que hoje trabalha com fotos de época.